sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ex-BBB Anamara mustra suas curvas em ensaio da revista SEXY

ana-mara-3Anamara parece ansiosa com a aproximação do lançamento da edição de junho da Revista “Sexy”, da qual estampará a capa. A ex-BBB vai aparecer pela segunda vez do jeito que veio ao mundo nas páginas de uma revista destinada ao público masculino. Em imagens compartilhadas por ela em seu perfil do Instagram, na manhã desta terça-feira, 28, a morena mostra uma prévia do seu ensaio nú realizado na cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.
Recentemente, em entrevista ao EGO, Anamara comentou sobre as fotos feitas para a publicação. “Sou uma mulher apimentada e o tema será inspirado na mulher brasileira e suas peculiaridades. Muito se especula sobre o cachê do nu. Às vezes divulgam valores muito além do que foi realmente acertado. Outras vezes esses valores são bem menores. A negociação com meu empresário já acontecia desde quando eu ainda estava no confinamento”, disse.
ana_mara_5
ana-mara-1
ana-mara-2

domingo, 26 de maio de 2013

Lalita deverá ser reeleita presidente da Colônia Z-70

Todos afirmam por unanimidade que Lalita deverá ser reeleita com expressiva votação, apesar do irmão Ivan contar com o apoio do prefeito Almeida e do vereador Alessandro que pensa ser dono de tudo, inclusive na tarde do último sábado invadiu a colônia acompanhados de elementos com o intuito de amedrontar a pescador Adailton Carnaúba (irmão da Lalita), conforme boletim de ocorrência registrado no DP em Bacabal.
(Vereador Alessandro)
A chapa 01 encabeçada por Lalita tem pescadores sérios e compromissados com a classe, Lalita com várias expressões políticas que a apoia, entre ela Erica e Luis Revil, Rosalba e Chico Maroca, vereador Davi o Deputado Edson Araujo e o principal apoio que é de toda a classe pescadora.
Apesar dos rumores que o vereador Alessandro está planejando tentar invadir o colégio para roubar as urnas, o que eu particularmente não acredito, isto mostraria o total desespero e despreparo do vereador e do próprio candidato que se diz que é irmão Ivan, acredito que o bom senso e a democracia prevalecerá.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Roseana detona Dilma em Brasilia e estimula racha no PMDB

roseana1
Repercutiram na imprensa do país inteiro as duras críticas feitas pela governadora Roseana Sarney à presidente Dilma Rousseff.
Roseana se reuniu com outros governadores do PMDB – entre eles o do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral – para conspirar contra Dilma, em jantar na casa do vice-presidente Michel Temer.
Roseana lembrou que, enquanto o partido comanda a pasta do Turismo, com Gastão Vieira, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), que é hierarquicamente subordinado à pasta, “conspira contra o partido no estado”. Ela também se queixou dos movimentos do PT nacional e local para apoiar a candidatura do comunista para o governo do Maranhão em 2014.
Tentando justificar a própria incompetência para os colegas de legenda, Roseana reclamou até da falta de investimentos do Governo Federal no estado. Segundo ela, essa é a razão para os baixos indicadores econômicos, sociais e educacionais do Maranhão.
José Sarney pediu calma à filha e tentou acalmar os ânimos dos correligionários. O pai da governadora defendeu a importância de não precipitar a discussão sobre um eventual racha da aliança PT-PMDB.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Governadora reclama de Dilma pelo apoio a Flávio Dino


Roseana, na foto ao lado do vice-presidente Michel Temer, agoniada com o apoio de Dilma ao Chefão do Comunismo.
Roseana, na foto ao lado do vice-presidente Michel Temer, agoniada com o apoio de Dilma a Flávio Dino.
A governadora Roseana Sarney (PMDB) foi a Brasília reclamar do apoio da presidenta Dilma Rousseff (PT) ao presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB).
O protesto aconteceu na residência oficial do vice-presidente da República, Michel Temer, durante encontro dos governadores do PMDB, realizado na noite de ontem.
Havia expectativa de que Dilma comparecesse ao encontro, mas a ida da presidente foi cancelada no final da tarde, depois dela saber que o ex-presidente do Senado, José Sarney, também estaria na reunião.
Roseana Sarney chegou ao encontro acompanhada do pai. Ela fez questão de lembrar que o principal adversário de seu grupo político nas eleições foi nomeado por Dilma para presidência da Embratur, o que o teria fortalecido.
O desespero da governadora maranhense é fundamentado nos últimos levantamentos de intenção de votos encomendado pelo Palácio dos Leões. De acordo com os números da Escutec, o comunista aparece com mais de 40 pontos a frente dos pré-candidatos do PMDB à sucessão do ano que vem.
Além de Luís Fernando Silva, disputam a vaga os ministros de Turismo e Minas e Energia, Gastão Vieira e Edison Lobão, e o senador João Alberto.

Vereador Idelfonso Ferreira Denuncia descaso na saúde de Conceição do Lago Açu

Diario de Lago Açu:



A falta de compromisso do Governo Marly Sousa, no município de Conceição do Lago Açu (MA), distante 342km da capital, São Luis, pôde ser percebido no último domingo dia 19. 

Após um grave acidente envolvendo 3 pessoas de Lago Açu, que trafegavam  na MA 326, em um veículo  FIAT UNO, de cor prata, que logo após entra em uma curva fechada , perdeu o controle e despencou  de uma altura, capotando várias vezes. 

20 minutos se passaram até que chegasse uma ambulância no local do acidente, que fica a aproximadamente 3 km da cidade. 

Após serem levados ao posto de saúde do município, os familiares das vítimas receberam a informação por parte da enfermeira, que estava de plantão, substituindo o médico, que deveriam remover as vítimas do acidente, para a cidade de Bacabal, pois o posto de saúde, não teria condições de tratar das graves lesões sofrida pelos envolvidos no acidente.

Para surpresa da família, ao requisitarem uma das duas ambulâncias do município , ouviram um sonoro não por parte da direção do posto de saúde. Inconformados com tal descaso, os familiares das vítimas recorreram aos motoristas das duas ambulâncias e ouviram dos mesmos que uma das ambulâncias estava com problemas mecânicos e a outra sem combustível, para se deslocar até Bacabal. 

Diante do risco de morte das vítimas, O Vereador Idelfonso Ferrreira, que presenciou a cena de total descaso e abandono da administração pública de Conceição do Lago Açu, Ma,    sensibilizado, tratou de arranjar por meio de populares , dois carros para locomoverem os acidentados até a cidade de Bacabal, pois o veículo de propriedade do vereador, no mesmo momento estava em viagem, socorrendo uma gestante em trabalho de parto.

 Desprovido de recursos para o abastecimento, o vereador, se dirigiu até o frentista do posto Paraibano II e solicitou um abastecimento no valor de R$ 70,00 (Setenta Reais), e comunicou ao mesmo, que logo no dia seguinte, entraria em contato com o órgão municipal responsável, pelo abastecimento, afim de quitar o débito com o posto, tendo em vista a impossibilidade do deslocamento das ambulâncias.

Após retornar da cidade de Bacabal, e se dirigir até a residência dos familiares, para informa-lós sobre o estado de saúde dos mesmos, para sua surpresa o ver. Idelfonso, fora informado por um dos familiares, que um dos envolvidos no acidente, teria que ser transferido para a cidade de Coroatá, devido ao agravamento do seu estado de saúde, foi então, que o Vereador Idelfonso Ferreira, retornou ao posto de Saúde e mais uma vez tentou solicitar, uma das ambulâncias do município, que instantes antes,  estava trafegando normalmente pelas ruas do município.

O ver.Idelfonso, entrou em contato com o diretor do posto de Saúde  o Sr. Louro Bastos, solicitando a ambulância para o remanejamento do paciente, de Bacabal, até Coroatá, mas para sua surpresa o diretor do hospital informou , que não era mais responsabilidade do município de Conceição e quem era o vereador para solicitar alguma coisa.

Ao invés de tratar  do caso dos acidentados , o diretor do posto, o Sr. Louro Bastos, que é Ex- Vereador do município, disse a Idelfonso , que o convocasse para um debate na Câmara Municipal.

Mesmo Assim o Vereador consegui um terceiro veículo emprestado de um amigo e voltou imediatamente a Bacabal, para prestar socorro ao paciente que precisava ser transferido para a cidade coroatá. 

A justificativa do que aconteceu no  último domingo, dia 19, após a omissão do transporte dos envolvidos no acidente, por parte da direção do posto de Saúde, pode estar ligada ao fato de que, pelo menos dois dos acidentados, são irmãos de um ex- candidato a vereador nas eleições passada, pelo grupo do Empresário Alexandre Lavepel.

Diante de Tudo isso será, que o que houve foi omissão, por falta de competência da administração Marly Sousa ou Perseguição política? 






Luís Fernando vai deixar de ser candidato oficial do Palácio dos Leões



Luís Fernando pode deixar de ser o candidato de Roseana ao governo do estado ano que vem. Lobão e João Alberto passam a ser cada vez mais cogitados. A última pesquisa feita pelo Palácio dos Leões revela que o secretário de Insfraestrutura não consegue avançar, nem mesmo nas projeções feitas para o próximo ano, através de cruzamento de dados.
Apostando numa suposta ressonância da administração de São José de Ribamar, o ex-prefeito tinha como carta na manga nas disputas internas no Palácio dos Leões o marketing usado durante anos para emplaca-lo como um gestor.
Mas, diante dos vários problemas que a cidade começou a apresentar logo depois da eleição do seu pupilo Gil Cutrim, e pela incapacidade do secretário de romper o semblante de Picolé de Chuchu, a decisão de Roseana Sarney em colocar Luís Fernando como candidato em 2014 está cada vez mais distante.
As pesquisas palacianas revelam que enquanto Luís Fernando não chega aos 15% nem nas projeções para o próximo ano, Lobão e João Alberto oscilam entre 20% e 25%. O ministro Gastão Vieira também foi incluído no levantamento feito pelo Palácio dos Leões e tem o mesmo desempenho que Luís Fernando.
Já o líder da oposição, Flávio Dino, aparece entre 55% e 60% em intenções de voto. Encurralados com os problemas de aceitação, os Sarneys não conseguem vislumbrar nenhum cenário positivo para as eleições de 2014.
É esse o motivo de tanto desespero vindo da oligarquia, que quer impedir a todo custo as vindas de Flávio Dino ao Maranhão. As pesquisas não estão nada bem para os Sarney, mas estão muito boas para o futuro do estado

Charge

Foto

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Deputado Sarneyzista envolvido em esquema que desviaria R$ 30 milhões do Detran


robertocosta2
O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) deve ser investigado pelo Ministério Público Estadual por sua participação em um esquema que desviaria no mínimo R$ 30 milhões dos cofres do Detran/MA.
A fraude foi denunciada pela Associação de Proteção e Assistência (APAC), que seria utilizada como cortina de fumaça para acobertar o desvio.
De acordo com a denúncia da APAC, a empresa LCintra Consultoria e Participações Ltda, escolhida pelo Detran para implantar um novo sistema de emplacamento veicular no estado, foi contratada sem processo licitatório e sem ter qualquer tradição na prestação de serviços de informática.
Pelo convênio, a LCintra receberia R$ 30,00 por cada placa emitida e repassaria o serviço para uma subcontratada, que cobraria apenas R$ 1,50 pelo mesmo serviço. Pelas contas da APAC, mais de R$ 31 milhões seriam pagos à LCintra, sem nenhum serviço efetivo sendo prestado.
A LCintra foi indicada à direção do Detran pelo deputado Roberto Costa. A empresa é presidida por Marcelo de Souza Cintra, que no ano 2000 era assessor parlamentar do senador João Alberto (PMDB) e colega de gabinete do Carcarazinho.

Vereador Idelfonso desmente blog

FotoEste blog procurou o vereador Idelfonso para comentar sobre a notícia tendenciosa de um blog que vive a serviço da prefeitura.

O vereador disse o seguinte: Socorreu as vítimas até o hospital de Lago Açu e se deparou com a ambulância do município que disseram que a mesma estava quebrada, tendo em vista que os plantonistas informara que teria de remover os acidentados até Bacabal. O vereador foi até o posto de combustível para abastecer os carros para fazer a remoção de 02 dos acidentados, sendo que a obrigação é na totalidade do município que é quem recebe os recursos para tal fin. E o vereador constatou ainda que 02 ambulâncias estavam trafegando pela cidade.
Ocorre que os veículos de particulares foram abastecidos com o aval do vereador, já que não tinha nenhum responsável do município, e o vereador na qualidade de representante do povo cumpriu com o seu papel de forma eficiente. Em momento algum o vereador cobrou do município pelo transporte dos acidentado até porque todos sabem que o frete de um veículo não custa apenas R$ 35,00 já que no recibo que o mesmo assinou está explicitado o valor de R$ 70,00 equivalente a 22,5 litros de gasolina que foi divido para 2 veículos, onde nenhum deles é de propriedade do vereador, e sim de pessoas que estavam no momento e prestaram a devida solidariedade também. 
O que o blogueiro esquece é que a obrigação de tratar da saúde da população é do município que tem sido ineficiente e incompetente. Já o vereador Idelfonso foi o único parlamentar a mostrar solidariedade com as vítimas e cumprir com o seu compromisso em cobrar do município os serviços essenciais ao povo.

Blog do Luís Pablo


Atenção, corruptos! Banco deve adotar medidas contra desvio de recursos no MA

Por Luís Pablo  Política
Acolhendo pedido do MPF-MA, a 6ª Vara da Justiça Federal no Maranhão concedeu medida liminar determinando que o Banco do Brasil impeça os gestores dos Municípios e do Estado do Maranhão de sacarem em espécie ou transferirem, para outras contas públicas, os recursos federais alocados em contas específicas abertas em razão dos repasses tratados nos Decretos nº 6.170/2007, que cuida de convênios e contratos de repasse, e 7.507/2011 (Fundeb, SUS, merenda escolar, transporte escolar, PDDE, Projovem e outras verbas).
De acordo com o procurador da República José Milton Nogueira Júnior, autor da ação, o BB terá 30 dias para adequar seus sistemas, a contar da intimação, “mas os saques já devem ser impedidos 48 horas após o conhecimento oficial da decisão pelo banco,” concluiu.
corrupçãoSegundo a legislação vigente, ao receber verba federal para contratar determinado serviço ou adquirir certo(s) produto(s), deve o gestor comprovar a total aplicação dos recursos na finalidade que justificou o repasse, o que somente será possível se o prefeito mantiver os valores na conta especialmente aberta para seu manuseio e daí repassá-los apenas – e diretamente – para a conta do fornecedor do produto ou prestador do serviço contratado.
Porém, tornou-se rotineira nos municípios maranhenses a prática de o gestor sacar os recursos federais a ele confiados “na boca do caixa”, e em nome da própria prefeitura.
Outra conduta irregular, igualmente constatada em grande medida, é a transferência dessas verbas da conta específica para outras da prefeitura (conta única do Tesouro Municipal, do Fundo de Participação dos Municípios, da folha de pagamentos, etc.).
Essa operação “mistura” o dinheiro federal com recursos do próprio município, tornando, a exemplo do que acontece com os saques em espécie, impossível que os órgãos de fiscalização verifiquem se a verba da União foi remetida ao fornecedor/prestador, ou seja, se foi aplicada na finalidade que justificou o repasse.
Com a decisão, salvo situações excepcionalíssimas, previstas nos próprios decretos mencionados, os recursos federais somente poderão ser movimentados sob a forma de transferência entre contas, devendo ser bloqueada a tentativa de remetê-los para outra conta da prefeitura, o que impediria os saques.
O BB deverá ainda, em qualquer caso, identificar sempre os destinatários dos recursos, pelo CPF/CNPJ e conta corrente, inclusive nos extratos bancários, o que em muito facilitará o trabalho da fiscalização.
O MPF realizou algumas reuniões com o Banco do Brasil na tentativa de conseguir que a instituição colaborasse de maneira voluntária.
Contudo, mesmo diante da simplicidade da medida solicitada pelo MPF, especialmente se comparada com a imensidão do benefício que isso traria à defesa do patrimônio público, o BB se negou a auxiliar, embora os decretos citados prevejam a responsabilidade da instituição financeira no assunto.

domingo, 19 de maio de 2013

Lalita mostra sua força em Lago Verde

Surpreendente a reunião coordenada pela chapa 01 da candidata Lalita, até os adversários foram prestigiar, é sinal que ela tem muita força junto à toda sua classe.

O pior foi o ex-prefeito Chico Côco que pisou na bola feio ao discursar, quando falou que o que está bom não se muda, e ele esquece que apoiou na reeleição Almeida. E disse ainda "nossa cidade está um caos", mas ele esqueceu que toda a sua familia apoiou o Almeida.

Neste momento Lalita faz uma passeata ao lado do Deputado Edson Araújo, vereadora Rosalba Maroca e vereador Davi. Mostrando ao povo e toda a sua classe que ela tem o apoio de todos.

Qual tua nota do Enem???


meme roseana

sábado, 18 de maio de 2013

Em Lago da Pedra, família é suspeita de ter contraído vírus da gripe suína

Na terde de sexta-feira (17),ás 17h, a cidade de Lago da Pedra está em pânico, principalmente no hospital professor Serra de Castro, segundo informações chegada ao blog, uma família suspeita de ter contraído o vírus(Influenza A,H1N1), ou gripe suína, foi imediatamente transferida para São Luís, depois de alguns dias internadas sem solução.
As sete pessoas entre idosos, adultos e crianças, podem ter sido contaminadas por um parente, que chegou do Suriname doente e morreu na semana passada, depois de ter tomada medicamentos sem solução.
Uma ambulância de Lago do Junco, e, outra de Lago da pedra, estão a caminho da capital com os possíveis infectados.
Os nomes dos doentes ainda não foram divulgados. O blog vai apurar mais informações.
Veja como se pega e os sintomas do vírus (Influenza A, H1N1),conhecido como gripe suína.
Embora seja mais transmissível que o vírus da gripe aviária, e assim como qualquer outra gripe, o contato com saliva contendo partículas virais, eliminadas principalmente ao espirrar ou tossir; ou secreções de pessoas infectadas são as formas mais comuns de contaminação.
Os sintomas desta doença incluem a presença de febre repentina e acima de 38°C e tosse, podendo vir acompanhados de diarreia, dificuldade respiratória e dores de cabeça, nas articulações e músculos. O período de incubação pode variar entre 24 horas a duas semanas.

Blog do Walney Batista


Bate boca de Roseana com estudante repercute nacionalmente


blog do noblar
Repercutiu na imprensa do país inteiro o vídeo que mostra a governadora Roseana Sarney (PMDB) batendo boca com um adolescente do interior do estado.
A cena, registrada durante ato do Governo Itinerante na cidade de Governador Edson Lobão, mostra Roseana sendo confrontada com a realidade da educação oferecida pela rede pública do Maranhão.
Criticada por um estudante pelo baixo nível do ensino das escolas estaduais, a governadora se esquiva da responsabilidade e coloca a culpa nos professores da rede estadual – em greve desde o dia 23 passado, por conta da não aprovação do Estatuto do Educador no estado: “Se as escolas não têm qualidade, você tem que cobrar isso dos professores”.
Percebendo a malícia e irresponsabilidade de Roseana Sarney, o jovem rebate na mesma hora: “Eu estou falando é de infraestrutura da sala de aula, escola com estrutura adequada”.
A resposta deixou os presentes no palanque em meio a uma saia justa. Na gravação é possível ver o secretário Luís Fernando Silva, pré-candidato a sucessão de Roseana, tentando arrancar o microfone das mãos do rapaz.
Os auxiliares e deputados estaduais ficaram em pânico. Um dos organizadores do evento, o ex-oposicionista Clodomir Paz se mostrou agoniado com a incapacidade de improviso da governadora.
No fim do vídeo, depois de insistir na responsabilização dos educadores pelo caos da educação, Roseana faz ameaças ao aluno.
- E depois eu quero seu nome que eu vou ver a sua nota lá, pra ver se tu tá estudando mesmo. Não adianta vir brigar comigo! – esbravejou a filha de José Sarney, sob vaias de um grupo de estudantes.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Aliado ferrenho de Marly Souza é condenado por envolvimento na "MÁFIA DAS SANGUESSUGAS"


Fernando Maciel, ex-prefeito de Conceição do Lago Açu, é condenado por envolvimento na "Máfia das Sanguessugas"

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, a condenação de dois ex-prefeitos, um do município de Conceição do Lago Açu, Fernando Luis Maciel Carvalho, e o outro de Rosário no Maranhão, Raimundo João Pires Saldanha Neto, envolvidos na manipulação de licitações para aquisição de ambulâncias, por meio de convênio com o Ministério da Saúde. As irregularidades envolvem tanto a gestão do valor repassado e a sua aplicação, como o procedimento licitatório e o processo de pagamento. 

Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) constatou o esquema fraudulento, o que motivou operação conjunta do Ministério Público Federal e Polícia Federal, conhecida como a "Máfia das Sanguessugas", para investigar o golpe. O escândalo de corrupção, que estourou em 2006, tinha como objetivo desviar dinheiro público, privilegiando empresas e superfaturando preços de unidades móveis de saúde.

A Procuradoria da União no Maranhão (PU/MA) ajuizou Ação Civil Pública pelos atos de improbidade administrativa dos ex-prefeitos. A unidade da AGU sustentou que o relatório da Controladoria demonstrou falhas em todo o processo de licitação. Foi constatado desde a ausência de publicação do edital, de pesquisa de preços, até a não concordância com as especificações contidas no Plano de Trabalho, como falta de cilindro de oxigênio, entre outros itens.

Diante dos argumentos apontados pela AGU, o Juízo da Subseção Judiciária de Bacabal condenou o ex-prefeito de Conceição do Lago Açu a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por quatro anos, a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios e o pagamento de multa no valor do dano causado ao município na quantia de R$ 18.225,01, corrigida por índices oficiais.

Já o Juízo da 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão condenou o ex-prefeito de Rosário a suspensão dos seus direitos políticos por três anos, pagamento de multa correspondente ao dobro do valor dos recursos repassados ao município e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

A PU/MA é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

Governo Roseana não quer construir escola



Inacreditável: secretário de Roseana Sarney dá piti em Brasília para não construir uma escola em São José de Ribamar.
Hildo Rocha, na foto passeando no helicóptero do GTA, deu piti em Brasília para não construir escola.
Hildo Rocha, na foto passeando no helicóptero do GTA, deu piti em Brasília para não construir escola.
Para resolver o impasse da cobrança do ITBI na construção do programa Minha Casa, Minha Vida de Ribamar, cobrado ilegalmente pelo prefeito Gil Cutrim, o Palácio do Planalto propôs um acordo.
O governo federal ajudaria com vários incentivos e ao governo do estado caberia apenas construir uma escola. Mas, na hora de assinar o Termo de Compromisso, o secretário de Cidades do Maranhão, Hildo Rocha, deu o maior chilique no gabinete do sub-chefe da Casa Civil da presidência da República.
Foi o maior constrangimento. Hildo Rocha se recusava a se comprometer a construir uma única escola para atender aos adolescentes que vão morar nas casas financiadas completamente pelo governo federal.
O clima ficou tenso com a recusa do representante de Roseana Sarney em ajudar a resolver o assunto. Arrastou cadeira, se levantou e saiu sem se despedir e falar nada mais que apenas: “Se não sou respeitado aqui, eu me retiro”.
Em reunião anterior, o vice-governador, Washington Luis (PT), havia assinado acordo se comprometendo a construir a escola e nomeou Hildo Rocha como interlocutor para resolver o problema.
Mas, nesta quinta, na hora do “vamos ver”, Hildo ligou em pessoa para a governadora Roseana Sarney no meio da reunião. A resposta foi curta e grossa: Não vamos construir escola nenhuma.
Fica a dúvida: por que tanta má vontade em construir uma única escola, Roseana?

Inaugurado há 60 dias, e Hospital de Lago do Junco permanece fechado.


JUNCO
Inaugurado pela governadora Roseana Sarney no dia 11 de abril passado, o Hospital Regional de Lago do Junco ainda não foi aberto para atendimento da população da região.
Segundo informações do blog Robson Rielle, apenas o prédio e parte dos equipamentos foram entregues. Nas dependências da unidade de saúde não existe água, luz, servidores e nem médicos.
A Secretaria de Saúde do Estado deu calote até na empresa responsável pela instalação do abastecimento de água, que foi obrigada a retirar a encanação do prédio.
O hospital foi inaugurado com festa pelo Governo do Estado, com a presença de Roseana, do secretário Luis Fernando Silva e com uma equipe médica a tiracolo para fazer fotos e atendimentos no local.
Depois do evento pré-eleitoreiro, até os médicos foram embora da cidade.
Hoje, passados mais de 60 dias da inauguração, apenas um vigilante permanece fazendo a segurança do local.
A Prefeitura de Lago do Junco é uma das que alega que não tem condições de manter o hospital.
A situação de Lago do Junco tem se repetido por todo o interior do estado. Os municípios não têm recursos para a manutenção das unidades de saúde e as instalações acabam se transformando em grandes elefantes brancos no meio do nada.

Câncer: lei que garante tratamento entra em vigor dia 23

DA: Agência Brasil
Pacientes com câncer deverão iniciar o tratamento até 60 dias após o registro da doença no prontuário médico. A regulamentação da Lei 12.732/12, que determina o prazo, foi detalhada hoje (16) pelo Ministério da Saúde. A legislação entra em vigor no próximo dia 23. Na tentativa de auxiliar estados e municípios a gerir os serviços oncológicos da rede pública, a pasta anunciou a criação do Sistema de Informação do Câncer (Siscan).
O software, disponível gratuitamente para as secretarias de Saúde esta semana vai reunir o histórico do paciente e do tratamento. “É um acompanhamento em tempo real do que acontece nos serviços de saúde”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “[Isso] inaugura uma nova etapa no tratamento do câncer no país”, completou.
A previsão do governo é que, a partir de agosto, todos os registros de novos casos de câncer no país sejam feitos pelo Siscan. Segundo Padilha, estados e municípios que não implantarem o sistema até o fim do ano terão suspensos os repasses feitos para atendimento oncológico.
Outra medida anunciada trata da realização de visitas a hospitais que atendem via Sistema Único de Saúde (SUS) para avaliar as condições de funcionamento e a capacidade de ofertar atendimento oncológico com agilidade. Uma comissão de monitoramento e avaliação, de caráter permanente, deverá acompanhar o processo de implantação do Siscan e a execução de planos regionais de oncologia.
Por fim, o ministério informou que as unidades de Saúde que ofertam serviços de radioterapia serão estimuladas a adotar um terceiro turno de funcionamento, uma vez que o atendimento costuma ser feito apenas pela manhã e pela tarde. De acordo com o ministério, até o momento, 93 serviços demonstraram interesse em expandir o horário de funcionamento. Outra opção considerada pelo governo é a contratação de hospitais da rede privada para prestação de serviços ao SUS.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que aproximadamente 518 mil novos casos da doença devem ser registrados no Brasil este ano. A previsão é que 60.180 homens tenham câncer da próstata e 52,6 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer da mama.
Em 2010, o país registrou 179 mil mortes em decorrência da doença. O câncer dos brônquios e do pulmão foi o tipo que mais matou (21.779), seguido do câncer do estômago (13.402), de próstata (12.778), de mama (12.853) e de cólon (8.385).

Aliados fazem duras críticas ao governo Roseana


João Alberto "Carcará" criticou secretário de segurança Aluísio Mendes. Aliados, Gastão e Pedro Fernandes também reclamam
João Alberto “Carcará” criticou secretário de segurança Aluísio Mendes. Aliados, Gastão e Pedro Fernandes também reclamam do governo Roseana Sarney.
Com os péssimos desempenhos do governo do estado, principalmente na área de educação, infraestrutura e segurança pública, aliados tentam se desvincular da imagem impopular da governadora Roseana Sarney (PMDB).
O Ministro do turismo Gastão Vieira (PMDB); o Secretário de educação do Estado, Deputado Federal Pedro Fernandes (PTB) e o Senador João Alberto (PMDB) foram as emissoras de rádio nos últimos dias e dispararam  duras críticas a administração estadual.
As críticas mais duras vieram do Ministro do Turismo Gastão Vieira. Angustiado, segundo suas próprias palavras, o ministro lamentou que o governo tenha perdido recursos provenientes de convênio com o Governo Federal para duplicação da estrada do Araçagy. Gastão lamentou que a Secretaria de Saúde não tenha conseguido até agora a liberação de recursos para a despoluição das praias de São Luís. Os recursos estão a disposição do governo do estado na Caixa Econômica Federal desde dezembro de 2012.
Já Pedro Fernandes foi mais comedido, mas deixou escapar as dificuldades do estado para conseguir negociar plano de cargos e carreira com os professores. Fernandes tentou tirar de si a responsabilidade maior pelo fraco desempenho do governo na educação.
Já o senador João Alberto, em entrevista a Rádio Difusora, declarou que falta iniciativa e uma política de segurança pública para o governo do estado.
Além do Ministro Gastão Vieira, do Senador João Alberto e do Deputado Federal Pedro Fernandes, outro aliado do grupo Sarney, o deputado Raimundo Cutrim (PSD), tem feito duros ataques ao governo. Cutrim, que propõe criação de uma CPI para investigar crimes relacionados a agiotagem, sobe quase todos os dias na tribuna da Assembleia Legislativa para expor as vísceras do sistema de segurança pública.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Feliciano!!!



Novos horizontes
Marco Feliciano, embora evangélico linha dura, parece estar ampliando sua fé e apelando para outras entidades.
Hoje, o gabinete de Feliciano disparou um e-mail com texto de apoio ao deputado pastor assinado por Pai Uzeda – folclórica figura que costuma perambular entre gabinetes do Congresso se apresentando como babalorixá para aparecer – para os 513 deputados da Casa.
No comunicado, Uzeda pede aos opositores de Feliciano que pensem antes de julgá-lo e conclui com o clichê: “deixem o deputado trabalhar”. Como pode se ver, está valendo tudo para Feliciano.

A farsa do jornal da família Sarney


Do site Maranhão da Gente

É sempre o mesmo golpe.
Para atingir adversários, os meios de comunicação ligados ao grupo Sarney, utilizam o mesmo e manjado esquema.
Ema1
ornal o Estado do Maranhão: No jornalismo do Grupo Sarney, é permitido dar destaque de capa para uma informação cuja existência o próprio jornal coloca em dúvida.
Primeiro publica-se o fato inverídico em algum meio de comunicação “nacional”  para tentar dar credibilidade ao tema, já que a mídia local pertencente ao grupo não reúne credibilidade para dar o efeito de escândalo desejado.
Em seguida, o não-fato é publicado em matérias específicas dos jornalistas patrocinados pelo grupo Sarney para atacar a oposição.
O último passo –  quando espera-se que o assunto já tenha ganhado a esfera do debate público – é dar visibilidade nas emissoras de rádio e TV’s do grupo.
Esse tipo de orquestração criminosa é usada desde a primeira vez que a governadora Roseana Sarney se candidatou ao governo do estado, em 1994, com a montagem do famoso “caso Reis Pachêco”.
Talvez pela atual situação delicada do grupo liderado pelo Senador Sarney , desta vez, não capricharam na montagem da farsa.
Para início de conversa, nenhum líder do grupo Sarney teve a coragem de se prestar ao papel de fazer declarações falsas sobre a atuação de Flávio Dino na Embratur.
Coube à ninguém menos que o desmoralizado Chiquinho Escócio, o papel de porta-voz  e operador da orquestração contra Dino. Foi ele quem manobrou para que a falsa agenda do presidente da EMBRATUR circulasse em um blog de Brasília, ligado ao famoso contraventor Carlinhos Cachoeira. Foi ele o único a acusar falsamente o presidente da Embratur de não cumprir suas atividades à frente da estatal
Quanto à matéria publicada no Jornal o Estado do Maranhão de hoje, o que dizer?
Na chamada de capa, o EMA acusa o golpe ao publicar uma informação cuja existência o próprio jornal coloca em dúvida:
“Flávio Dino PODE  TER MAQUIADO AGENDA…”
Não precisa ter formação superior em jornalismo para saber que não se pode publicar como CHAMADA DE CAPA uma informação sobre fatos cuja existência não se tem certeza.
EMA 2O Jornal do Grupo Sarney apenas acha que Flávio PODE TER maquiado a agenda da Embratur, mas não se fez de rogado ao colocar o achismo como matéria digna de letras garrafais na capa da edição de hoje.
Para piorar, a matéria publicada na página 3 do periódico, é um emaranhado de informações confusas sem uma única comprovação prática.
O jornal publica uma tabela informando a suposta maquiagem, mas não consegue produzir argumentos convincentes para contraditar a nota publicada pela Embratur, informando os equívocos que foram publicados no site da instituição.
O jornalismo sarneysista agiu com má fé, para dizer o mínimo.
Por exemplo:  A Embratur enviou a nota corrigindo as informações equivocadamente publicadas no site e usou um argumento fortíssimo para comprová-las: A Agenda Oficial  das atividades de Flávio Dino no dia 5 de abril foi encaminhada a época por e-mail pela ASCOM da Embratur aos jornalistas. Nessa agenda constam os compromissos que de fato foram realizados por ele.
Qual foi o comportamento do jornal O Estado do Maranhão?
Ignorou o fato essencial exposto pela nota para comprovar que Flávio Dino jamais “maquiou” a agenda, e continuou se baseando nas informações erroneamente publicadas no portal da transparência.
É esse o pseudo-jornalismo antiético e desonesto usado para fazer política pelo grupo Sarney.
Na prática o interesse é um só: barrar a continuidade do movimentos Diálogos pelo Maranhão.
Mas essa é outra história.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Essa é Dilma



Miriam Rita Moro Mine*
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante…
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não “presidenta”, independentemente do sexo que tenha.
Se diz capela ardente, e não capela ”ardenta”; se diz estudante, e não “estudanta”; se diz adolescente, e não”adolescenta”; se diz paciente, e não “pacienta”.
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:  ”A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta.”
A presidenta foi estudanta?
Existe a palavra: PRESIDENTA? Que tal colocarmos um “BASTA” no assunto?
Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada na mídia.
Presidenta???
Mas, afinal, que palavra é essa totalmente inexistente em nossa língua?
*Pesquisadora da Universidade Federal do Paraná

terça-feira, 14 de maio de 2013

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Longe do Curral



Boca no trombone
Domingos Dutra acabou de desancar o clã Sarney na tribuna da Câmara: acusou José e Roseana Sarney das mais variadas manobras políticas, sugeriu ao patriarca da família que mude-se de vez para o Amapá, questionou a liberdade existente no Maranhão e anunciou sua pré-candidatura ao Senado – haja otimismo.
Durante o discurso, só faltou apontar qual partido bancará sua candidatura. Mas Dutra elencou possíveis destinos e afirmou que só permanecerá no PT com uma condição:
- Eu fico, desde que o partido saia do curral e pare de cheirar o esterco do Sarney. Não sendo assim, sigo a Marina Silva, caso ela consiga viabilizar a Rede. E há outras possibilidades, como PSB, PDT… No curral, não dá.

domingo, 12 de maio de 2013

Os maiores medos das mães







Por : Ruth de Aquino, Revista Época

Não importa a classe social. Não importa a idade. Ou o endereço e a profissão. Não importa se é casada ou solteira. O maior medo da mãe é que seu filho ou sua filha não seja feliz. Por mais impalpável que seja esse medo, por mais subjetivo que seja o conceito de felicidade, a mãe, em sua onipotência, acredita ser a pessoa mais essencial para fazer de seu filho ou de sua filha um adulto feliz.

Um dos medos comuns é não ser uma boa mãe – e esse adjetivo tem dezenas de significados. O que é ser boa mãe? Ela costuma ter obsessão em manter o filho e a filha alimentados, agasalhados e saudáveis, qualquer que seja a idade, como se isso os livrasse de todas as maldades do mundo. Tantas mulheres se culpam pelas desventuras dos filhos. Onde foi que errei? É uma culpa inútil, não leva a nada. Uma culpa perigosa, porque retira dos filhos a responsabilidade por seus caminhos e os infantiliza.

Existe hoje, nas famílias, um medo mais concreto, quase tão paralisante quanto um pesadelo. É um medo maior que o filho ficar sem emprego ou ser assaltado. As mães receiam que os filhos se viciem em drogas, percam a saúde e o rumo. Esse sentimento foi detectado por uma pesquisa publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. As drogas sempre existiram, mas, hoje, elas atemorizam 45% dos paulistanos. É muito. Fácil entender. Drogas são hoje mais letais e disseminadas. O crack e seus efeitos devastadores estão expostos nas esquinas, nos parques, na mídia. E desafiam governos, que parecem perdidos e impotentes. Não há campanhas maciças nas escolas nem conversas suficientes em casa sobre os perigos, que podem ser irreversíveis. Vejo, desolada, o choro de mães, amigas ou não, cujos filhos estão internados por cocaína. Eles entram, saem, entram de novo – a luta pela reabilitação é eterna.

Na semana passada, um atleta promissor do Fluminense, Michael, de apenas 20 anos, foi suspenso por uso de cocaína. Com os olhos marejados, Michael admitiu precisar de tratamento. Pode ficar até dois anos fora dos gramados. O problema não é o período de punição imposto a ele, mas sua chance real de se livrar do vício e de não desperdiçar seu talento e sua vida.

Adianta conversar com os filhos? Adianta. Desde cedo. Mas o amor e o rigor maternos não são suficientes. Sempre defendi que escolas levem turmas de adolescentes a presídios e clínicas para escutar depoimentos de quem se deixou destruir pelas drogas. O rito da iniciação continua o mesmo, lúdico e prazeroso, como se não houvesse amanhã. Antigamente, estudantes fumavam cigarro de tabaco no banheiro da escola para transgredir e se sentir parte da turma. O mesmo acontece hoje com drogas mais letais.

Há ainda um medo específico, de mãe para filha. Apesar de toda a luta pela igualdade e contra a discriminação de gêneros, um temor persiste com a filha menina: a violência sexual, o estupro. Tive somente filhos homens. Não conheço, portanto, o medo materno de que uma filha seja vítima de abusos. Estupro é um dos crimes mais covardes e nojentos da espécie humana. E atinge incomparavelmente mais meninas e mulheres do que meninos e homens.

Não há fronteiras para essa barbárie. Na semana passada, um menor armado com revólver estuprou uma jovem mulher de 30 anos num micro-ônibus no Rio de Janeiro em plena luz da tarde. Um pastor, Marcos Pereira, foi preso, acusado de ter violentado dezenas de mulheres, várias delas menores. A Escola Britânica do tradicional bairro da Urca, no Rio, prendeu em flagrante um faxineiro que filmava alunas adolescentes com um celular escondido no banheiro.

Em Cleveland, nos Estados Unidos, foi preso um ex-motorista de ônibus escolar, o porto-riquenho Ariel Castro, de 52 anos, que estuprava e mantinha em cativeiro três jovens raptadas por ele entre 2002 e 2004. No Brasil e no mundo, meninas e mulheres estão sendo estupradas neste exato instante, por pais, parentes, ex-maridos e ex-namorados, vizinhos, conhecidos e desconhecidos.

A mãe do menor que estuprou a passageira do ônibus, uma mulher de 45 anos que vive numa favela carioca, entregou o filho à polícia e disse: “Criei ele com tanto carinho. Nunca imaginei que fosse capaz de cometer um crime desses”. A mãe do algoz sequestrador nos Estados Unidos, Lílian Rodriguez, disse, chorando: “Sou uma mãe com dor. Peço desculpas pelo que meu filho fez. Peço perdão a essas mães – e que as meninas me perdoem. Tenho um filho doente que cometeu um crime terrível”.

É duro para as mães. Depois de engravidar, parir, amamentar, embalar, passar noites em claro, criar, educar, desdobrar-se em trabalho dentro e fora de casa, elas só querem que seus filhos e filhas sejam felizes.